domingo, 28 de agosto de 2011

Dungeons & Dragons: Edição 4 - Um outro mundo

    
Dungeons & Dragons é um jogo narrativo de RPG (Role Playing Game), considerado por mim o melhor jogo de todos. Explicarei o jogo nas seguintes partes:
   
   Como é o jogo 
  
   O básico
   D&D (a abreviatura de Dungeons e Dragons) é um jogo de RPG que precisa de um grupo (recomendo um grupo com ao menos 4 pessoas) que é formado normalmente por um ou dois Mestres e o restante do grupo de jogadores (atenção: não forme um grupo muito grande: NO MÁXIMO 7 JOGADORES!). O jogo não é eletrônico e exige uma disponibilidade de paciência, tempo, criatividade, entre outros. 
  
    O Mestre e os jogadores    
   Geralmente, há apenas um Mestre e cerca de 3 a 6 jogadores. O Mestre é a pessoa que mais deve saber sobre o jogo, ter disposição, tempo, criatividade e paciência. O Mestre prepara as aventuras dos personagens, que são as partidas do jogo, que duram em média de 2 a 5 horas cada uma. Ele precisa montar as cidades, uma ou mais histórias, as aventuras, os personagens das aventuras e também precisa saber a resposta de muitas das perguntas que os jogadores façam, além de ajudá-los com seus personagens. O Mestre é fundamental para um jogo de Dungeons & Dragons, impossibilitando uma partida caso ocorra sua ausência. Mas, dependendo do tamanho do grupo, a falta de um ou dois jogadores não acabe com as chances de haver uma partida, se o grupo tiver 5 ou 6 jogadores, por exemplo. Os jogadores não podem conhecer as criaturas que enfrentam e muito menos os acontecimentos futuros. É o dever de um Mestre proteger todas as informações importantes e deixá-las longe do alcance de qualquer jogador, porque o jogo deixará de ser divertido não apenas para o Mestre, mas também para todo o grupo. Os jogadores devem seguir as instruções que escreverei abaixo.
   
   Como jogar
  
    As regras
    Um jogados precisa seguir uma grande quantidade de regras. Com o tempo, os jogadores decoram uma grande parte das regras, mas no início, o Mestre precisará ajudá-los durante uma grande parte de tempo das partidas, e os jogadores provavelmente estarão desorientados durante o jogo. Portanto, é função do Mestre explicar detalhada e calmamente as regras e os direitos dos jogadores. As regras podem ser chamadas de direitos (explicarei logo abaixo).

   Os direitos
   Os direitos são o que tornam esse jogo especial: o jogo é simplesmente um MUNDO INTEIRO de mitologias misturadas em que vários seres de raças, classes, interesses e cidades diferentes fazem parte de um mundo! É como uma segunda vida para você (é claro, não acabe viciado no jogo e nem "abandone" o mundo real), mas muito diferente: a época é diferente, o mundo é diferente, a religião é diferente, os seres são diferentes, você é diferente, os costumes são diferentes, enfim: mais de 30% das coisas são diferentes! Mas o jogo é narrativo, ou seja, você deve usar sua criatividade e imaginar seu personagens, as lutas, as cidades, os cenários e muitas outras coisas. Quando eu escrevo isso, o jogo parece ser chato e entediante, mas, ao jogar, você provavelmente perceberá que na verdade, ele é magnífico! O jogo é simplesmente um mundo em que você é um aventureiro, de uma outra raça e é independente, além de ser aventureiro! O jogo é mesmo muito bom!

   Criando um personagem
   
   As raças de personagem
   No mundo de D&D, a sociedade pacífica é constituida por 8 raças: os resistentes Anões, os ferozes Draconatos, os misteriosos Eladrin, os habilidosos Elfos, os furtivos Halflings, os Humanos, os diplomáticos Meio-elfos e os poderosos Thieflings. Mas outras criaturas presentes na sociedade são: os sábios Devas , os ferozes Ferais, os enganadores Gnomos, os fortes Golias e os ágeis Meio-orcs. Cada raça é caracterizada por suas habilidades que a leva a uma classe, como um elfo, que possui uma grande habilidade com o arco-e-flecha, provavelmente é um patrulheiro (veja as classes logo abaixo).
   
   As classes de personagem
   No mundo de Dungeons & Dragons os grandes e majestosos aventureiros e herois em geral têm uma habilidade em combate ou em outras coisas. Por exemplo, um aventureiro pode ter uma grande habilidade em usar machados e espadas, então ele escolherá uma classe que é caracterizada pelo combate corpo-a-corpo. Ou um ladrão, bastante furtivo e hábil em ludibriar suas vítimas, escolherá uma classe que seja caracterizada pela furtividade e agilidade. Há muitas classes em D&D: os poderosos bruxos, os religiosos clérigos, os destemidos guerreiros, os furtivos ladinos, os arcanos magos, os paladinos, os ágeis patrulheiros, os sábios senhores da guerra, os ferozes bárbaros (recomendo), os enganosos bardos, os nativos druidas, os inteligentes feiticeiros, os rígidos guardiãos, os invocadores, os devastadores vingadores e os espirituais Xamãs. Eu recomendo os bárbaros, porque eles causam um dano extremamente elevado a seus inimigos e deixam uma trilha de vítimas por onde passam.
   
   As perícias
   As perícias são as habilidades dos heróis e aventureiros, que são usadas em muitas situações em viagens, nas cidades, em batalhas e em muitas outras coisas. Por exemplo, um ladino precisa de furtividade, atletismo  e ladinagem, por exemplo. As perícias são: Acrobacia, Arcanismo, Atletismo, Blefe, Diplomacia, Exploração, Furtividade, História, Intimidação, Ladinagem, Manha, Natureza, Percepção, Religião, Socorro e Tolerância. Os aventureiros PRECISAM de perícias, pois elas os ajudam em quase tudo, até mesmo em combate!

   Dungeons & Dragons, como eu já disse, é meu jogo favorito e oferece um outro mundo! Tente reunir um grupo e aprenda a jogar D&D com os livros "Livro do Jogador" e "Livro do jogador 2", por cerca de R$80,00! O Mestre precisa também dos livros "Guia do Mestre" e "Manual de Monstros". Eu tenho meu grupo, e você?

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